Pesquisa

Projeto Diversidade E Evolução de Peixes de Oceano Profundo

FAPESP #2017/12909-4

O oceano profundo é o maior ecossistema na Terra, e possui condições extremas para vida devido à baixa temperatura, alta pressão e redução gradual da luz do sol, impossibilitando a produção de fotossíntese a partir de 200 m até a escuridão total de 1.000 m em diante. Estima-se que entre 10 e 15% da diversidade de peixes marinhos ocorra abaixo dos 500 metros. O projeto DEEP OCEAN tem como objetivos realizar coletas de peixes e fauna acompanhante provenientes de profundidades entre 500 e 2.000 m, utilizando redes de arrasto de fundo. O projeto tem um caráter inovador, de unir o conhecimento básico sobre a taxonomia de peixes de água profunda (objetivo específico 1) com a evolução das substâncias que produzem bioluminescência e as bactérias simbiontes (objetivo específico 2).

Para saber mais CLIQUE AQUI

Projeto Integrado de Sistemática: a posição filogenética da família Chiasmodontidae (Teleostei: Acanthomorphata); descrição de novas espécies de Characidium (Characidae: Crenuchidae); e Informatização da Coleção Biológica do IOUSP

CNPq#433050/2016-0

Realizar estudos de filogenia da família Chiasmodontidae e taxonomia no gênero Characidium, aqui proposto. Também, também serão fornecidos subsídios para a informatização da Biológica Prof. Edmundo F. Nonato - ColBIO no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Para saber mais CLIQUE AQUI

Publicações

Produtividade Científica relacionada ao DEEP Lab.

Para saber mais CLIQUE AQUI